segunda-feira, 26 de março de 2012

Queda do cabelo - vamos saber mais? Parte 01

Bom dia florzinhas! Como já disse aqui anteriormente, entrei em contato com a TRESemmé há um tempo atrás para tirar algumas dúvidas e a equipe me mandou um material ótimo da Unilever. Fiquei de compartilhar ele aos poucos por aqui e acabei deixando ele esquecido por um tempo, mas não se preocupem que ele não sumiu! Então hoje e amanhã vou compartilhar a parte que fala sobre a queda de cabelo. Dividi o post em 2, senão ficaria muito comprido e cansativo. Não estou querendo render e esticar assunto não, até porque sobre o universo feminino nunca falta assunto, não é mesmo? É que o material é grande mesmo, e ainda vou tentar resumir. Então vamos a primeira parte da postagem começando do começo, falando sobre o ciclo natural capilar e as causas mais comuns da queda de cabelo:



Cabelos – Ciclo Natural de Renovação Capilar:

A cabeça tem, em média, 100.000 fios de cabelo. Aproximadamente 90% encontram-se em fase de crescimento ativa. Os 10% restantes estão numa fase inativa: não estão crescendo. Passados dois a três meses, o cabelo que estava em fase inativa cai e começa a crescer um novo cabelo em seu lugar. Assim, o fio de cabelo cresce e se renova regularmente seguindo um ciclo: o ciclo natural de renovação capilar. É por isso que é normal caírem de 50 a 100 fios a cada dia. Se não temos problemas de queda, normalmente nem notamos essa pequena perda. O cabelo cresce cerca de 1 cm por mês, esse crescimento se torna mais lento à medida em que envelhecemos. Cada fio permanece na cabeça de dois a seis anos e, durante a maior parte desse tempo, cresce continuamente.


Queda dos Cabelos – Causas e Tratamentos: 

Queda por quebra dos fios:

- Por tratamento mecânico, isto é, a força aplicada para pentear, lavar ou prender o cabelo;

- Uso de elástico que não possui proteção (como os usados para prender dinheiro) para prender os fios.  Neste caso, é preciso utilizar elásticos revestidos com tecido ou outro material;

- Não obedecer às orientações do fabricante na utilização de tinturas ou de alisamentos. O cabelo pode enfraquecer e quebrar, porque não foi feita a aplicação de forma correta;

- Tingir ou alisar o cabelo com muita freqüência, pois enfraquece os fios que podem quebrar durante a escovação;

- Tratamentos químicos ou térmicos no couro cabeludo, tais como colorantes, tinturas, descolorantes/clareadores, chapinha alisadora, secador, relaxantes/alisantes e permanentes. Esses tratamentos podem danificar os fios de cabelo, debilitando-os e tornando-os mais suscetíveis à quebra.

Tratamento: Para evitar este tipo de queda, é preciso controlar o dano mecânico que a gera, ou seja, a falta de condicionamento. Existem, atualmente, linhas de tratamento cujas fórmulas contêm ingredientes que atuam sobre o cabelo, formando uma capa protetora que ajuda a reduzir o dano mecânico produzido pelas agressões externas. Esses produtos, além de remover as impurezas dos cabelos, protegem os fios e diminuem a fricção entre eles. 


Queda desde a raiz dos fios:

- Situações de estresse físico (gravidez, cirurgias, dietas de emagrecimento, infecções, etc.) ou psíquico. Neste processo, geralmente a queda começa após 30 a 60 dias do aparecimento ou da ocorrência do fator estressante e o cabelo costuma voltar a crescer normalmente em aproximadamente 6 meses;

- Carências nutricionais;

- Distúrbios hormonais, excesso de vitamina A, hipotireoidismo, exposições prolongadas a radiação de aparelhos de raio X;

- Caspa sem tratamento ou sem uso de shampoo anticaspa.

Tratamento: Shampoos e condicionadores normalmente não interferem na evolução do processo de queda de cabelos. Quando este assunto preocupa, sugerimos a procura de um dermatologista para determinar a causa da queda, indicando um tratamento adequado e eficiente.


Então por hoje é isso, flores. Amanhã venho falar sobre a queda causada por algumas doença, sobre a  importância da nutrição em relação a força capilar e sobre alguma dúvidas mais comuns em relação a queda de cabelo. Espero que estejam gostando do material, achei bem interessante e  esclarecedor! E vocês, tiraram algumas dúvidas? O que acharam? Bjoks!

14 comentários:

  1. Adorei o post, mto bom e informativo.

    Já está participando dos sorteios que estão rolando lá no blog dos esmaltes do O Boticário e da sapatilha da Splatt? Se ainda não está, participe!

    Tenha uma ótima semana!

    Bjão

    www.compreiporai.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii amei as dicas, vejo muitas meninas reclamando dos cabelos que não crescem, post super informativo.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica!
    Comprei esse semana o shampoo tresemmé na tentativa de fortalece-los...vamos ver! rsrs
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou usando o Hidratação Profunda da Tresmmé e gostando bastante, mas to qrd testar o de Reconstrução tb! =)

      Excluir
  4. amada seu blog como sempre arrasando adorei as dicas beijinhos flor


    http://rosanadicasfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Graças a Deus eu não sofro desse mal. Ufa!

    Passei para te desejar uma semana maravilhosa, gata. Mil beijos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post. Vou mostrar a umas amigas que estão na neura porque onde passam deixam o rastro do cabelo, rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. O meu cabelo tá nessa fase chata de cair, é muito chato, dá até medo, mas é o ciclo natural porque tô sem química no cabelo!
    Beijos, Jeh Galvão
    Blog Horadamake

    ResponderExcluir
  8. Tem que cuidar bem dos cabelos, já são naturalmente agredidos diariamente, e mais químicas, secador, prancha... haja hidratação com bons produtos... foi o que deixou meus cabelos nutridos e sem queda!


    Bjos,

    Mony
    @ubsobreesmaltes
    http://umblogsobreesmaltes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que o meu cabelo parou de cair, haha!
    Era stress demais ;)
    Seguindo aqui, segue de volta?
    ahcuriosaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa.. amamos o post!!!!
    "Meninas aproveitem para confirir no TC a linda decoração do quarto de Luca, digna de um principe"... Beijinhos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Mas olha , bem esclarecedor.


    Bjs

    Elaine

    http://useihoje.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Menina, qdo vejo um post bom desses reanimo com meu blog!
    São textos bons assim que fazem bem a mente de qqr cabeleireira afixionada pela perfeição e aprendizagem!
    Seu blog é tudo de bom!
    Parabens e muita inspiração!

    bjim, Dé@
    http://deabrasilcabelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por participar, sua opinião é muito importante! Bjoks!